top of page

Carcinoma basocelular

  • Aparência

O carcinoma basocelular é o tipo mais comum de cancro de pele. O carcinoma basocelular prolifera-se das células basais da epiderme e dos anexos cutâneos. 

Existem várias formas de carcinoma basocelular.

-Os carcinomas basocelulares nodulares apresentam-se como protuberâncias elevadas na pele com uma superfície brilhante, que geralmente desenvolvem uma pequena ferida no centro.

-Outros carcinomas basocelulares mais superficiais aparecem como manchas de pele finas, marrons ou vermelhas. Eles podem ser facilmente confundidos com manchas de pele seca, queratose actínica, eczema ou psoríase, mas que não respondem a cremes hidratantes ou esteroides tópicos. Os pacientes normalmente percebem que têm uma ferida que não cicatriza.

  • Localizações

Pessoas com fototipo de pele baixo, com mais de 40 anos de idade, com história de exposição intensa e intermitente à radiação UV.

Os tumores manifestam-se com maior frequência nas áreas expostas do corpo, em particular a zona facial, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e dorso.

Sendo que, os carcinomas basocelulares nodulares são mais comuns na cabeça e no pescoço, enquanto outros tipos costumam aparecer no tronco, braços ou pernas.

  • Evolução

Os carcinomas basocelulares geralmente crescem sem causar qualquer desconforto. Eles são a forma menos perigosa de cancro da pele, mas se não forem tratados, podem crescer e destruir tecidos próximos ou subjacentes. O tratamento é recomendado, geralmente sendo cirurgia ou outras terapias localmente destrutivas.

Flyer informativo

  • Instagram

Obrigado por enviar!

© 2020 por Catarina, Jessica e Telma. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page