


1.
O que é?
Existem dois tipos principais de cancro da pele: não melanoma e melanoma. Os tumores não melanoma são o carcinoma espinicelular e o carcinoma basocelular. E estes são o quinto cancro com ocorrência mais comum em ambos os sexos, com mais de 1 milhão de diagnósticos em todo o mundo em 2018.
O melanoma é o décimo nono cancro de ocorrência mais comum em homens e mulheres, sendo que, houve quase 300.000 novos casos em 2018. Apesar de o melanoma ser o menos comum, é muito mais fatal quando comparado ao carcinoma de células escamosas e ao carcinoma de células basais.
Sabemos que o cancro de pele não é contagioso, assim sendo, existem pessoas que estão mais predispostas que outras a desenvolver cancro da pele. Para além disso, existem alguns fatores de risco, isto é, algo que pode aumentar a probabilidade de alguém vir a desenvolver uma doença.
Os principais fatores de risco são: o fenótipo cutâneo, antecedentes familiares de cancro da pele, exposição solar, exposição à luz ultravioleta artificial, infeção por determinados vírus do papiloma humano (HPV), radioterapia, estados de saúde ou fármacos que suprimem o sistema imunitário e outros fatores como a idade.
A doença pode ocorrer nas zonas do corpo mais expostas:
-
Cabeça;
-
Cara;
-
Braços;
-
Pernas.
Mas também em outros locais do corpo, como:
-
Mucosa bucal;
-
Mucosa nasal;
-
Mucosa genital.
O local onde aparece a doença está relacionado o com o tipo de cancro da pele.
Sabe mais sobre: